06/06/2010 19:35

Os Mestres

Desde que nascemos sempre tem alguém que quer nos ensinar algo, seja pai, mãe, avós, tios, primos, irmãos, até os vizinhos e os desconhecidos que não sabem nadica de nada da nossa vida e dos nossos perrengues. Acontece que não gostamos que ninguém queira nos ensinar como devemos levar nossa vida, até mesmo detestamos que venham dar 'pitaco' na nossa vida, porque nos arvoramos de sábios e muito capazes de tal tarefa.

E é verdade, somos capazes sim, porque  só nós sabemos o que é melhor para nós, e porque ninguém está dentro da gente para saber o que passamos, sentimos, etc. Mas assim mesmo, e apesar de tudo, todos somos Mestres uns dos outros. Pois é, cada ser, seja racional ou irracional, tem seus Mestres.

O segredo está em reconhecermos as lições dadas por eles. Se você for autêntico e se desarmar, ficar aberto a tudo e a todos, até seu gato ou seu cão pode ser um dos seus Mestres. Mas como, os animais não falam!... É, não falam mas agem, e com suas ações nos ensinam muita coisa.

É só observar seus animais de estimação. Tenho uma cadelinha de pequeno porte que pariu dia 10 de abril. Teve uma prenhez tranquila, mas na hora de parir só sobreviveu uma fêmea, Chiquinha. Quase morreram as 2, mas graças a Deus e ao veterinário Chico, estão ambas aqui, felizes, sadias e serelepes. Pois bem, às vezes passo alguns minutos observando Bambina interagindo com Chiquinha. Ela educa a filha com atitudes, com mordidinhas, com leves rosnados, empurra naquinhos de carne com o foçinho para Chiquinha comer, ou empurra a filhotinha com o corpo para que esta saia de determinado lugar e vá para outro ou até a vasilha de água. E Chiquinha obedece a mãe numa boa! É gratificante olhar as 2. Outra da Bina: tem um cachorro enorme da chácara em frente à nossa que vem aqui toda hora comer a comida das 'meninas', e eu o toco toda vez que o vejo. E Bina fica atenta a mim, assim que toco o cachorrão ela sai em louca disparada latindo e rosnando para ele, até ele sair cerca afora.

E o que as 2 me ensinaram? Uma lição excelente: que a gente aprende mais por osmose do que por palavras, ou seja, a gente 'copia' e aprende o que vê mais do que aquilo que a gente cansa de ouvir.

Uma frase atribuida a Confúcio diz: "Um quadro vale mais que mil palavras". E é verdade. Bina e Chiquinha são ótimas Mestras, é só QUERER aprender a lição.

O nosso peão aqui da chácara ensina-me coisas. Até as plantas me ensinam. Quando semeamos os canteiros, é necessário primeiro adubá-los e, depois, regá-los todos os dias em que não chove, senão as sementinhas não brotam. As lagartas têm um tempo certo para virarem borboletas. O que isso me ensina? Que tudo nesta vida tem um tempo exato para acontecer, que não se deve apressar as coisas sob pena do resultado ser, a mais das vezes, desastroso.

Bom, chegamos a um ponto em que você está pensando: 'Mas e quanto às más atitudes? Como pode alguém que age errado a maior parte do tempo nos ensinar alguma coisa boa?"  E eu respondo: OLHANDO A LIÇÃO AO CONTRÁRIO. Como é que é?!

Olhar a lição ao contrário é ficar atento e perceber o que NÃO deve ser seguido, é entender que deve-se fazer exatamente o contrário. Se o cara é traficante, procure você um emprego, e não critique nem condene, saiba que ele não teve os mesmos esclarecimentos e oportunidades que você. Se o cara é ladrão, seja honesto você, porque ele não sabe que, ao furtar algo de alguém, lá na frente outro roubará algo dele, e, certamente, de maior valor.

Creio que você já entendeu como e porquê tudo e todos são nossos Mestres. Está em nós nos abrirmos para a vida, apreender e aprender a lição. Só depende de cada um, e de mais ninguém. Só você pode fazer as coisas por você, ninguém mais, por mais boa vontade que tenha.

Em um próximo artigo vou tratar da 'LEI DO RETORNO', que está intimamente ligado a este assunto.

Fica com Deus e que Ele o(a) abençoe, agora e sempre.

Elenita.

 

—————

Voltar


Contato

Vem Ser Feliz!...